quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

[TUTORIAL] "Verniz" caseiro









Vou monstrar um tecnica que desenvolvir depois de ter visto o comentario de um cara num comunidade de serigrafia,"dilua a tinta com alcool assim a tinta ficara mais fina e secara mais rapido que se diluir com agua".

muita gente usa cola para impermeabiliza artesanatos,porem nao serve no nosso caso pq ela é grossa e também quando entra em contato com o papel ele enruga.

Se adcionarmos alcool diminuimos esse efeito,quanto mais alcool mais fina fica a mistura,eu nao tenho uma media exata vou testando, eu faço a aplicação com uma "bomba inseticida".

mantenha uma certa distancia quando estiver aplicando,caso contrario ira enxarca um determinada area e outra fica sem.
eu faço a aplicação com uma "bomba inseticida". diminuimos esse efeito,quanto mais alcool mais fina fica a mistura,eu nao tenho uma media exata vou testando,

mantenha uma certa distancia quando estiver aplicando,caso contrario ira enxarca um determinada area e outra fica sem.

PROCEDIMENTO


coloque um pouco de cola numa garrafa e depois coloque um pouco de alcool,vc pode testa 1:1 e vê como ficou,eu uso uma garrafa não consegui misturar os dois bem em outro recipiente,coloco numa garrada e agito.
Usei cola de armazem mesmo e alcool comum.

ALCOOL






















COLA

























se vc colocar muito alcool chega a ficar transparente,na minha ultima aplicação ainda ficou uma solução branca,se ficar fina demais será preciso mais aplicaçoes.

Vamos agora aplicar, eu usei a lendaria

















Coloquei e borrifei a um certa distancia para espalhar bem,e aos poucos.são aplicaçoes pequenas seguidas do secador de cabelo,eu apliquei mais de 10x e aplicando e secando.

O resultado foi uma peça impermeabilizada que vc pode ate passar um pano molhado,no meu Rexxar que foi primeiro eu ate ja joguei agua e nao extragou.agora vc tem uma peça aprova d'agua,alem de ganhar um certo brilho.

******No caso dessa ursinha eu fechei as costa dela depois de fazer isso,entao eu apliquei a mistura por dentro e colocava papel higienico e fazia um tipo de laminação com cola e papel,no caso o papel higienico é fino e se molda facil,mas cuidado para nao enxarca o papel,sempre aplique e vá secando.

11 comentários:

  1. Amei sua dica, eu estou pintando meu guarda roupa e no meio eu coloquei papel de presente e para verniz estava mesmo usando cola diluida em agua mas estava ficando toda fofa como se estivesse ficando molhada a peça fiquei com medo do papel estragar porque estava usando pincel rsrsrs, mas com sua dica, de cola com alcool e o bomba de inseticida, simples e barata kkk, mudei e ficou maravilhosa.....obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz de saber,o problema é que água enruga o papel,o alcool não porém só consegui misturar os dois por meio de uma garrafa,você podia usar também gomalaca so que parece que você mistura a "asa de barata" no alcool e so pode usar depois de um tempo,tem que esperar a mistura desncansar,e o alcool com cola além de ser barato pode ser usado imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. eai gostei muito de sua dica mas queria saber um pouco mais de informaçoes tipo vc usou uma inpressora a jato pra imprimir o ursa? quando passa esse verniz caseiro tem a chance de manchar o modelo? qual a medida que voce usou de alcool e de cola? essas e outras duvidas poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. acabei de fazer para terminar acabamento da capa do meu celular (adesivo caseiro, imprimo em a4 normal colo com cola branca e passo o verniz) antigamente usava cola de isopor com o alcool, agora com cola branca ficou muito melhor, a mistura ficou melhor secou mais rapido e a textura esta muito melhor, com cola de isopor parecia emborrachado, e ficava muito escuro, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. olá boa tarde adorei a dica mas esse verniz eu posso usar em folha de vinil impressa na jato de tinta ??

    ResponderExcluir
  6. Joice, até hoje so apliquei em papel e material poroso, basicamente isso ai é cola dissolvida para ajudar na aplicação.

    ResponderExcluir
  7. Joice vc testou no vinil? Se sim queria saber o resultado, pois queria fazer tbm

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se esse verniz da um brilho em peças feitas de biscuit tenho q entregar uma encomenda mas meu verniz acabou...

    ResponderExcluir
  9. gostei, mas precisei usar o google tradutor no seu texto, hein!!!

    ResponderExcluir