sábado, 5 de janeiro de 2013

Resina Cristal e papercraft



Eu já tinha algumas experiências com resina epóxi, e  resolvi comprar 1 kg de resina epóxi cristal por servi tanto para laminação quanto para acabamento já que é transparente.
Eu primeiro testei em cima de uma pagina impressa e vi que a resina não atacou a tinta, só que a resina penetra em parte do papel e outra não, de todo jeito é bom impermeabilizar de alguma forma o papel, com verniz e até com o "verniz caseiro" que tem a vantagem de tóxico :) .
Preparando a resina, a mistura de catalisador e resina é a parte mais tensa a proporção é 1% a 2% de catalisador em peso para a resina, exemplo 100g de resina 2g de catalisador, porém não tenho balança então cataliso pelo volume, como a resina é bem mais densa eu coloco na média 4% do volume e meço com uma seringa.

http://heartjoia.com/1961-resina-cristal-passo-a-passo

Agora a pouco quando testei eu não medi a quantidade de catalisador, eu coloquei bastante, pois queria uma cura rápida, só que não é bem assim, como era um teste serviu má é preciso respeitar as propoções.
PROTEÇÂO: 


Luvas e máscara



ATENÇÂO:  você deve fazer aos poucos, eu estimo de 5 a 8 minutos de trabalho, depois disso a resina começa a ficar pegajosa, e se você catalisar pra mais isso diminui o tempo de trabalho.
Fique atento ao prazo de validade da resina, com o tempo ela vai ficando viscosa o que não é legal, cuidado ao comprar em lojas de tinta, há grande chances de você comprar resina velha, procure pela internet ou pela lista lojas do ramo, a consistência da resina é quase de tinta.
Ao guarda de preferência a lugares que não fiquem expostos a luz, a resina também é sensível a raios UV.


Na foto ele ta suportando quase 1Kg.
Peguei o Tiny,nesta foto ele está sem verniz,fiz um furo no joelho dele,onde eu posso tampar e não fique visível,e coloquei um pouco dentro e fique girando,cuidado com as partes que não foram coladas,nesse caso a boca,pode vazar por ali e estragar tudo.
Eu recomendo que você passe um pouco sobre o modelo com um pincel para tampar todos os possíveis furos e depois jogue resina por dentro, pois assim não corre o risco de vazar, más qualquer coisa limpar com um pano na hora.
Eu fiz o procedimento 2 vezes, tem que ter cuidado, pois a resina escorre fácil, seria interessante colocar um pouco de massa plástica só para deixar a resina mais grossa, assim ela escorre menos.
Você coloca um pouco de massa plástica no recipiente mistura com a resina e depois catalisa.
Faça um modelo simples e teste, isso é muito experimental.

O processo que eu faço é algo parecido com rotomoldagem.
http://www.brasita.com.br/blog/0-32/Design+++Tecnologia:+Rotomoldagem
http://www.brasita.com.br/blog/0-32/Design+++Tecnologia:+Rotomoldagem


Eu fiz esse disco do  Ultraman pra ver o comportamento da resina sobre  a impressão jato de tinta.


 LIMPEZA:
Você pode se limpar com acetona ou thinner, no caso de pinceis eu utilizo sabão amarelo dica do meu amigo Dannuchtt Diego Souza, eu esfrego o pincel sujo no sabão e resina parece se misturar ao sabão e formar uma massa e esfrego a cerda do pincel tirando essa massa.
Forrem o local com papel ou plástico, resina é algo ruim de limpar, cuidado com a pele, pois o catalisador é um produto tóxico, lavem bem as mãos.

9 comentários:

  1. Quanto você gastou pra comprar essa quantidade de resina? Acha que que ela serve pra usar em capacetes (ou partes de armadura) ou é melhor usar fibra de vidro mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo, vc passou a resina cristal por fora tbm, e não atacou a tinta?

    ResponderExcluir
  3. olá amigo,eu comprei a resina epoxy cristal já,fiz um papercraft colorido,gostaria de saber se precisa aplicar direto no papel a resina ou como voce disse para impermeabilizar para nao borrar a tinta,me diz o que posso passar para napo borrar?qual o nome do produto e marca

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Para colocar a resina numa impressão a jato de tinta, tipo a sua do Ultraman. Você fez o acabamento das bordas com tesoura? Ou como se faz caso a resina escorra para fora do desenho?

    ResponderExcluir
  5. ola galera estou montando um grupo de papercraf no watzao quem se intereçar me add 3591526168

    ResponderExcluir
  6. por favor alguém poderia me dizer qual papel usar para impressão e aplicação de resina? desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  7. ola pessoal vocês podem plastificar com papel contact transparente eu faço isso aqui no meu quartel

    ResponderExcluir
  8. vc ainda tem o pdo esse modelo usado nesse tutorial ??

    ResponderExcluir